17 May 2024

A juíza Daniela de Carvalho Duarte, da 5ª Vara Criminal de São Bernardo, decretou o afastamento do vice-prefeito, Marcelo Lima (PSD), do cargo de secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo.

Lima se tornou réu em um processo que investiga a dispensa ilegal de licitação na contratação emergencial da empresa Emparsanco para serviço de coleta de lixo, em 2018.

De acordo com o Ministério Público, a contratação pode ter causado um prejuízo de mais de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos e outras três pessoas também são investigadas, no mesmo processo: o ex-secretário adjunto do setor Mário Orsolan e os diretores Luiz Carlos Furlan e Marcelo Silva da Ponta, da Emparsanco.

A decisão de afastar o vice-prefeito do cargo é por suspeita que possa atrapalhar as investigações. A Justiça também determinou o bloqueio de bens dos investigados.

O vice-prefeito pediu exoneração do cargo de secretário, na manhã de terça (19), para cuidar de sua defesa. A Folha ainda aguarda posicionamento da Prefeitura de São Bernardo sobre o afastamento de Marcelo Lima.

Cerca de 10 milhões de pessoas. Este é o número alarmante de brasileiros diagnosticados com osteoporose, contingente que deve crescer 30% até 2050, de acordo com dados da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF). A incidência em pessoas cima de 60 anos é significativamente maior quando comparada a pacientes mais jovens. Porém, o que muitos não sabem é que o tamanho e a quantidade de massa óssea mudam ao longo da vida e, consequentemente, as necessidades nutricionais para mantê-los fortes e saudáveis também.

"O cálcio, a vitamina D e a proteína são os nutrientes essenciais para uma boa saúde óssea em qualquer fase da vida. Cada um, nas quantidades específicas, desempenham papeis importantes no desenvolvimento e manutenção de ossos fortes", diz o chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazanesse, Daniel Magnoni (foto). "O sinal de alerta acende quando não atingimos as necessidades diárias de vitaminas e minerais e ficamos mais vulneráveis a fraturas e lesões".

Nestes casos, segundo o nutrólogo, a suplementação, principalmente para a população 50+, é a recomendação mais assertiva. "Comprovadamente, alguns suplementos, além de fortalecerem os ossos, melhoram a absorção e a retenção de cálcio no organismo. Hoje, além de gotas e comprimidos, há uma nova geração de produtos em forma de goma, capazes de suprir as necessidades nutricionais em uma única dose diária", complementa Magnoni.

Saúde óssea

Para que possam se manter fortes e saudáveis, os ossos precisam dos nutrientes certos, aliado à alimentação saudável e prática de exercícios regular. E os cuidados devem começar desde cedo. Conheça mais sobre os principais nutrientes:

Cálcio - Ideal para manter a saúde óssea e auxiliar diretamente na prevenção de osteopenia e osteoporose, principalmente entre o público 60+. A combinação entre cálcio e a Vitamina D3 é fundamental para o metabolismo ósseo e a deficiência de um deles prejudica esse processo.

Vitamina D - Este hormônio foi classificado como vitamina e é sintetizado pela exposição à luz solar. É um importante regulador do sistema imune e auxilia com a absorção de minerais como o cálcio, fundamental na formação de ossos e dentes. Estima-se que 1 bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência ou insuficiência de vitamina D.

Os hábitos, valores e conexão das marcas com o contexto social fizeram com que o marketing se adaptasse às transformações de forma mais intensa e veloz. Para debater o tema e a importância de colocar o consumidor como centro do negócio para alcançar o sucesso, Patrícia Borges, diretora de marketing e digital da L'Oréal Brasil, é a convidada do 5° episódio da série especial dedicada à Intelligent Creative do Tomorrow Cast, que tem um oferecimento da VidMob - martech pioneira no uso da inteligência artificial e machine learning para medir e otimizar o desempenho de peças criativas, seja em texto, áudio ou vídeo nas plataformas digitais.

Durante o papo, Patrícia aponta a importância da função do profissional de marketing nas empresas. “O escopo de um profissional de marketing dentro da organização e o impacto dele nas atividades varia muito de uma empresa para outra. Na L’Oréal adotamos também o digital na nomenclatura do profissional, como eu, que sou diretora de marketing e digital, justamente por ser uma função que está em constante transformação”, conta ela. “A L’oreal tem mais de 100 anos no mundo e mais 60 só no Brasil. É uma empresa tradicional, mas que há 10 anos entendeu que o futuro da indústria passaria pela transformação digital. Com isso, iniciamos uma jornada de estruturação de digital, de performance e de data, para nos basearmos em dados, bem antes da concorrência e do mercado”, complementa.

A executiva conta que a jornada do consumidor, aliada às novas tecnologias, foram fundamentais para que 2020 fosse um dos melhores anos da empresa de beleza, mesmo durante a pandemia. “Brinco muito aqui dentro dizendo que a L’oreal é uma beauty tech. Usamos a tecnologia no centro dos negócios e da empresa. Como o nosso mindset, a estrutura e os investimentos já estavam nessa função de transformação, foi possível acelerar cinco anos em cinco meses. Crescemos muito em novos canais e lançamos diversos outros produtos nesse último ano. Tudo foi possível graças à resiliência da empresa e do foco que colocamos nos nossos consumidores”, conta Patrícia.

Para transformar dados em ações, a executiva destaca que não se deve pensar somente em campanhas, mas em soluções e conteúdos que conversem com seus clientes. “É necessário focar na experiência. Investimos em realidade aumentada, por exemplo, para auxiliar nossos consumidores de coloração capilar que, do dia para a noite, se viram tendo que fazer isso em casa. Além disso, fizemos tutoriais DIY - do it yourself -, demos dicas, criamos uma experiência diferenciada para eles. E foi um sucesso”, conta ela.

Para Patrícia, estar em contato direto com os consumidores pelas redes sociais é a chave do sucesso. “Muito do crescimento desse período se deveu a um sistema de dados que instalamos nas categorias que prevíamos maior impacto de negócio e nas que víamos maior oportunidade de crescimento. Foi uma rápida tomada de decisão que ajudou a ter os melhores resultados. Capturamos dados dos consumidores e oferecemos o que eles buscavam. Um exemplo disso foi a categoria luxo. Detectamos que 65% desses consumidores fazem compras fora do país. Esse foi o dado que nos fez enxergar que era o momento de trazer esses clientes para dentro de casa, já que as viagens estavam proibidas por causa da pandemia. Fomos cavando oportunidades e tivemos resultados muito bacanas”, explica.

Ela ainda complementa dizendo que as redes sociais são grandes aliadas das marcas. “Temos que estar onde nossos consumidores estão. Então quem define qual plataforma receberá mais esforços é a audiência. O próprio consumidor. É ali que acontece uma relação direta. Investimos recursos, tempo e pessoal nisso porque acreditamos que isso deve ser feito. As interações são usadas como dados e isso nos oferece de forma rápida e ágil uma amostra quantitativa para ser usada como informação. Além disso, a interação faz com que os algoritmos nos favoreçam. Quando as marcas interagem com seus consumidores, respondendo 100% das mensagens recebidas, a performance é muito maior e o Instagram, por exemplo, nos posiciona melhor em termos de visibilidade orgânica”, explica.

Quando perguntada sobre ações no TikTok, que é uma mídia orgânica conhecida pela autenticidade dos criadores de conteúdo, Patrícia diz que é preciso deixar de lado o que sempre se ouviu sobre campanhas e dar um voto de confiança para a criatividade do parceiro. “Para aprendermos, temos que desaprender. As coisas mudam o tempo todo. No TikTok, buscamos um criador de conteúdo para falar sobre os produtos e entregamos a marca totalmente na mão dele. Ele sabe do seu público e como aquilo performa melhor. É uma relação de confiança. Aí, no paralelo, você usa seus atributos de marca convencionais em outras mídias”, diz.

A executiva reforça que a relação consumidor X marca sempre foi algo forte e relevante e que a pandemia elevou o patamar do propósito, fazendo com que os clientes não buscassem somente o produto, mas toda a história e a causa que aquela marca apoia. “Percebemos que o propósito da marca é igualmente relevante à alta performance dos produtos. Para nós, o futuro da beleza é ético, sustentável, inclusivo e diverso. Por isso entendemos as relevâncias dos papéis das nossas marcas e temos causas que recebem um direcionamento maior dos nossos esforços. Na pandemia, escolhemos alguns propósitos e causas para focar ainda mais”, conta.

Por fim, Patrícia deixa um recado para o marketing do futuro. “Acredito que os profissionais com mais sucesso no futuro serão aqueles com capacidades de reinvenção. Já disse algumas vezes e repito: tudo muda o tempo todo. E aquela visão de antes que tínhamos, já está defasada. Quando falamos de marcas, hoje, é necessário inverter a ordem: se antes as marcas eram responsáveis por levar os produtos para as pessoas, hoje são os consumidores que ditam quem vai se manter atual, é necessário se reinventar e oferecer novas atribuições ou benefícios muito além do que se vê, finaliza a executiva.

O 5° episódio na íntegra da série especial Intelligent Creative no Tomorrow Cast está disponível nas plataformas de áudio: Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts e Rádio Public.

Última modificação em Quarta, 20 Outubro 2021 09:18

A Prefeitura de São Bernardo antecipará em cinco semanas a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em adultos, a partir de quarta (20), conforme orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI). A medida, anunciada pelo Governo do Estado, é destinada à população com idade a partir de 18 anos que tenha recebido a primeira dose do imunizante há pelo menos 21 dias e visa a ampliação da proteção dos já vacinados e também da cobertura vacinal no município.

Conforme explica o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, desde o início da campanha municipal de vacinação contra o Coronavírus, a determinação é vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível. “Graças ao excelente trabalho dos nossos profissionais da Saúde, assim que recebemos as doses dos governos Estadual e Federal, já iniciamos o trabalho de agendamento e aplicação dos imunizantes. E tem sido um processo ágil, organizado e seguro”, observa.

Secretário da Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho observa que a redução do prazo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer na população adulta para 21 dias está indicada na bula do imunizante. “No caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina permanece o de 8 semanas”, ressalta.

Em São Bernardo, todo o processo de vacinação contra a Covid-19 é realizado mediante agendamento pelo site www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus ou por meio do APP São Bernardo na Palma da Mão. A aplicação das doses está sendo realizada em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h às 17h, sendo que em 20 delas o procedimento pode ser agendado para ocorrer no período noturno (das 17h às 21h).

SEGUNDA DOSE PARA ADOLESCENTES – A Prefeitura de São Bernardo também inicia nesta quarta-feira (20/10) a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 nos adolescentes de 15 a 17 anos com o imunizante da Pfizer. Neste caso, a imunização é destinada aos jovens que tomaram a primeira dose até 25 de agosto, ou seja, há oito semanas. O agendamento já está disponível no portal da Prefeitura e também no APP SBC na Palma da Mão.

TERCEIRA DOSE PARA IDOSOS – A população idosa, com idade a partir de 60 anos e que tenha sido imunizada com a segunda dose contra o Coronavírus há mais de seis meses, pode procurar uma das 33 UBSs para a aplicação da chamada dose de reforço, neste caso, sem necessidade de agendamento.

O Assaí Atacadista inaugurou, na terça (19), sua quinta loja em Santo André, que contou com investimento de R$ 82 milhões.  A unidade, de 19 mil metros quadrados, está localizada na avenida Pereira Barreto, próximo ao limite com o município de São Bernardo. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Paulo Serra.

“Mais um empreendimento que chega à nossa cidade para aquecer a economia, ampliar a competitividade e gerar emprego e renda. São 550 novos postos de trabalho diretos e indiretos, com reflexo imediato na retomada do pós-pandemia”, frisou o prefeito Paulo Serra.  A nova unidade foi responsável pela criação de 285 empregos diretos, dentre os quais 213 foram cadastrados no Centro Público de Emprego Trabalho e Renda, o serviço de intermediação de mão de obra da Prefeitura de Santo André

“O Assaí Pereira Barreto é a segunda loja que inauguramos na região do ABC Paulista em menos de um ano. É a 11ª loja no ABC. Isto mostra o nosso compromisso em gerarmos emprego na região, especialmente em um momento econômico difícil. Oferecemos o que temos de melhor em formato de loja e em serviços, atendendo tanto os pequenos comerciantes locais do ramo de alimentação, quanto o consumidor final paulista que busca comprar com mais economia”, afirma José Novaes, diretor regional do Assaí Atacadista.

O CEO do Assaí, Belmiro Gomes, acrescentou que a empresa realizou investimentos da ordem de R$ 2,2 bilhões ao longo de 2021. “Esse total de investimento resultou na criação de mais de 7 mil empregos somente na nossa operação, aproximadamente mais seis mil postos de trabalho diretos e, só na construção civil, mais 5 mil empregos. Em um momento como esse que o Brasil atravessa é um resultado muito importante”, afirmou Gomes.

Com a abertura do Assaí Pereira Barreto, como passou a ser chamada a unidade por conta da sua localização, o Assaí passa a contar com 193 unidades em todo o país, sendo 79 no estado de São Paulo.

De acordo com José Novaes, a unidade foi construída de acordo com um novo modelo que se caracteriza por corredores amplos, pé direito alto e câmaras frigoríficas grandes, que facilitam o descarregamento do produto e aumentam a capacidade de armazenamento das mercadorias na própria loja. A unidade conta ainda com 36 caixas para pagamento e mais de 8,5 mil produtos, entre alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza, produtos de bazar, linha automotiva, linha pet e eletroportáteis, além de embalagens e descartáveis.

Última modificação em Quarta, 20 Outubro 2021 09:05

O Projeto Cozinha Criativa diplomou as duas primeiras turmas de formandos do Curso Cozinha Básica, criado para qualificar moradores de Diadema para o mercado de trabalho.  A entrega dos certificados aconteceu no auditório da Fundação Florestan Fernandes (FFF) e 76 participantes concluíram a formação oferecida, gratuitamente, pelo Município, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar (SESA).

O evento contou com a participação da vice-prefeita Patty Ferreira, do deputado estadual Barba, e dos vereadores José Antônio e Edval da Farmácia. Também compareceram o diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes, Manuel Eduardo Marinho, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), Joel Fonseca, entidades que são parceiras no Projeto.

A Fundação cuida da parte pedagógica do curso e a SEDET e colabora com os ensinamentos sobre a economia solidária. A formação tem aulas práticas e teóricas, totalizando 58 horas de aprendizados. Ao se formar, o participante pode ir para o mercado formal de trabalho, mas diante do quadro de desemprego atual, também é incentivado a criar grupos solidários visando renda por meios de cooperativas e associações.  

Segundo o secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio, o Projeto foi elaborado pensando nas pessoas desempregadas ou que buscavam outras qualificações. “No momento de pandemia e crise econômico que o Brasil vive, mesmo o curso sendo online e as dificuldades que isso causa, as pessoas tiverem boa vontade em aprender, não desistiram, e agora podem atuar em um novo campo de trabalho”, disse.

Agradecendo aos parceiros na realização do Projeto Cozinha Criativa, o responsável pela SESA concluiu dizendo o quanto é importante essa junção. “O trabalho integrado entre os três setores é fundamental para a realização do curso. É isso que vai nos ajudar a enfrentar o desafio do combate à fome em Diadema, formando pessoas para que elas tenham alternativas e busquem outras formas renda”, afirmou. 

Nova turma - Se para as duas primeiras turmas do Cozinha Solidária o aprendizado foi por meio virtual em razão da pandemia, para a terceira classe ele está sendo presencial. Um grupo de 15 alunos começaram a estudar no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (CRESAND) e as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 9hàs 11h. "Estamos retornando aos poucos e de acordo a pandemia for diminuindo, vamos aumentando o número de alunos, gradualmente, por classe", informou a coordenadora técnica e nutricionista do curso Fernanda Barbirato Augusta. 

Última modificação em Terça, 19 Outubro 2021 12:13

Main Menu

Main Menu