26 Apr 2024
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   A Sociedade Cultural Brasilitália de São Bernardo, entidade italo-brasileira, de natureza privada e sem fins lucrativos, foi fundada em 21 de abril de 1974, por dezesseis abnegados cidadãos italianos que habitavam a cidade de São Bernardo.
   Seguidamente, no dia 25 de abril, data que na Itália se comemora o Giorno della Liberazione, considerada de grande importância durante a Segunda Guerra Mundial, quando os partigiani conseguiram arrancar os fascistas do poder. Então, os componentes da recém fundada entidade ítalo-brasileira procederam a eleição para o preenchimento dos cargos pelos membros da primeira Diretoria e do Conselho Deliberativo.
   Originados de diversas comunas italianas, com profissões de cabedal pelo amplo conhecimento profissional, impuseram com a férrea força de vontade e de sobrevivência, diante do lastimável estado de crise econômica, social e financeira, abraçaram com suas famílias, a oportunidade para a nova vida.
   Assim, os italianos mostraram a que vieram com demonstração de novidades em todas as áreas da vida humana no aspecto laboral, modificando totalmente a vida da cidade, com a introdução dos saberes no comércio, indústria e outras formas de trabalho por aqui nunca vistos.
   Contudo, cada qual com os seus talentos e outras muitas atividades, almejavam a criação de local destinado às reuniões familiares, de lazer e festivas para que pudessem se agrupar com o proveito do acolhimento e simpatia dos são-bernardenses. Escolheram o dia 21 de abril, relembrando a data do inicio da história de Roma, 753 a.C; igual dia e mês da fundação de Brasília-DF, como também o dia do Descobrimento do Brasil. Pois bem, dentre esses notáveis idealizadores do agrupamento italiano com esses fins destinados, além da ascensão para a vida social, e mais no tocante à elevação da cultura, criaram o Curso de Italiano. O qual desde então já formou milhares de alunos no consagrado curso com abalizados professores além do mais, a entidade por seus diretores e associados sempre estiveram à frente para a solução dos assuntos que versam sobre as relações ítalo-brasileiras, desde os encontros sociais, festivos e culturais, como também as versadas sobre cidadania e tramitação de pedidos no Consulado Geral da Itália no Estado de São Paulo, como também diretamente às entidades da República Italiana.
   Desse modo, pode-se afirmar a atuação da entidade pelos seus denodados componentes no trato com todos os interessados que a procuram para tais fins, na sede à Rua Dr. Baeta Neves, nº 232, Vila Baeta Neves, nesta cidade. Portanto, com o percurso de 50 anos de funcionamento da entidade, é justa e adequada a comemoração do Jubileu de Ouro, para júbilo daqueles que consideram a Sociedade Cultural Brasilitália um marco na história da cidade pela atuação e difusão às causas ítalo-brasileiras.
   Assim, neste domingo, (21), às 12h, na Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa viagem, será celebrada a Missa dos Italianos, como de costume, em intenção das almas dos fundadores e associados falecidos, aliás como se realiza em todo terceiro domingo de cada mês, com a participação da entidade na difusão do evento religioso.
   Na quinta (25), às 19h30, na Câmara Municipal de São Bernardo, Palácio João Ramalho, Plenário Tereza Delta, será realizada Sessão Solene comemorativa em homenagem ao Jubileu de Ouro, aos primeiros associados componentes da Diretoria e os demais que muito contribuíram para as plenas atividades da entidade. Na segunda parte da referida sessão, ocorrerá pelo representante do Correio Filatélico, o lançamento do selo comemorativo do Jubileu de Ouro, com a obliteração do primeiro dia de circulação, cujos carimbos serão apostos por autoridades, membros da comissão organizadora, associados e pessoas relacionadas que contribuíram de alguma maneira nas relações da entidade.
   Por esse espaço, a Sociedade Cultural Brasilitália convida a todos para comparecimento e participação aos eventos, agradecendo o prestigio que nos têm dado durante todo esse tempo, apresentando o singelo e profundo agradecimento com o caloroso "Muito Obrigado por tudo”.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) promoveu, na quinta (18), uma ação de empregabilidade especialmente voltada às pessoas com deficiência. Foram oferecidas 23 vagas nas áreas de portaria, vigilância, administrativo e logística.

“É uma ação mais que especial, uma vez que promove igualdade e oportunidade para o trabalhador com deficiência,” afirmou Lu Novais, diretora de Articulação Empresarial da SEDET. “Assim, a prefeitura insere essa população no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que fomenta, nas empresas, a abertura dessas vagas por meio de incentivos fiscais. Ganham os empregadores, ganham os munícipes, ganha toda Diadema”, disse.

Lílian Mendonça, 53, tem deficiência auditiva unilateral (em apenas no ouvido esquerdo), mas sempre trabalhou na área administrativa. “É muito bom que a prefeitura promova a inclusão das pessoas com deficiência dessa forma,” disse ela. “Além de ser uma boa oportunidade de entrar no mercado de trabalho, pode ser também uma chance de conseguir uma recolocação e atingir muitas pessoas. Há alguns anos eu senti o impacto da falta de políticas nesse sentido, era uma dificuldade conseguir emprego. Hoje a perspectiva é mais ampla, então sou muito grata.”

Beatriz dos Santos, 23, tem deficiência intelectual leve e está saindo de um trabalho em uma grande rede de fast food em busca de uma carreira melhor. “Minha deficiência nunca me impediu de trabalhar, mas as pessoas resistem em dar emprego às vezes. Por isso que uma ação como essa é muito legal,” afirmou. “Também cadastrei meu currículo na plataforma digital do Empega Diadema e espero ser chamada para essa ou outras vagas.” Os interessados em participar de próximas iniciativas, devem cadastrar seu currículo na plataforma digital do Emprega Diadema.

O Ministério da Saúde adotou uma estratégia temporária para aplicação das vacinas da dengue que estão próximas do vencimento: os municípios que ainda tiverem um alto número de doses a vencer em 30 de abril poderão ampliar a vacinação para a faixa etária de 6 a 16 anos.

Se, mesmo assim, a adesão à campanha de vacinação seguir baixa, as doses próximas ao vencimento ainda poderão ser ampliadas ao público especificado na bula da vacina da dengue (atenuada), que vai dos 4 aos 59 anos.

Aqueles que forem contemplados pelo plano de ação terão a segunda dose garantida. “Precisamos lembrar que essa estratégia é apenas para as vacinas que possuem prazo de validade em 30 de abril. Ou seja, as cidades que não tiverem mais doses desse lote permanecem com o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos”, pontua Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde.

A pasta reforça que a orientação tem caráter excepcional para otimizar a aplicação do imunizante e que, anteriormente, já havia orientado os estados que as doses próximas ao vencimento fossem redistribuídas internamente para outros municípios.

Segundo O Globo, o Governo de São Paulo informou que ampliará a vacinação para o público de 6 a 16 anos nos municípios com doses que vencem no dia 30 de abril. Caso haja disponibilidade, essa estratégia poderá ser ampliada para o público de 4 a 59 anos.

MAIS VACINAS- A terceira remessa da vacina da dengue contemplou 686 municípios do país. Ao todo, 930 mil doses foram distribuídas, incluindo as reposições às regiões que fizeram o remanejamento. Dessa forma, as cidades inicialmente contempladas puderam continuar a estratégia de vacinação junto às novas beneficiadas.

O ministério já adquiriu todo o estoque disponível de vacinas contra a dengue para 2024 e 2025. Até o final deste ano, o Brasil receberá 5,2 milhões de doses, além da doação de 1,3 milhão de doses; isso permitirá a vacinação de 3,2 milhões de pessoas com as duas doses que completam o esquema vacinal.

As vacinas são um importante instrumento para conter o avanço da dengue no Brasil. No entanto, diante da pouca oferta de doses por parte da fabricante, o foco segue na eliminação dos criadouros do mosquito.

 

Última modificação em Sexta, 19 Abril 2024 08:57

A Volvo Car Brasil anunciou a chegada de sete novos executivos, em diferentes áreas da companhia, para lançar o EX30 no país e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.

A mudança é reflexo do anúncio feito em outubro do ano passado, quando a operação da América Latina teve uma ampliação de escopo e passou a ser responsável pela gestão de todos os importadores da Volvo globalmente, tornando-se GILA (Global Importers + Latin America) sob a gestão de Luis Rezende.

“Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando esta cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Ao todo, a empresa anunciou sete novos diretores: Tatiane Faria (diretora de Network), João Reia (diretor de Finanças), Mirella Cambrea (diretora de Marketing), Rita Leme (diretora de RH para GILA), Eduardo Oshima (diretor de Pós-Vendas), Ricardo Ferreira (diretor de Segurança Corporativa Latam) e Christian Becker Sahd (diretor de Vendas), que se juntam a Marcelo, Luciano Ferreira (diretor Jurídico) e Guilherme Galhardo (head de Eletrificação e diretor de Digital) – ambos já diretores para a região, e agora exclusivamente para o Brasil.

Em outubro de 2023, a Volvo anunciou que o país passaria a englobar a operação de 60 países ao redor do mundo. Desde então, a estrutura local tem se preparado para abraçar o novo desafio. Com o recente anúncio, a Volvo cria um time específico para a operação Brasil e reforça o seu comprometimento com o país.

Em 2023, a empresa emplacou mais de 8,6 mil carros, consolidando o melhor ano da montadora sueca no Brasil. Para 2024, com a chegada do EX30, a expectativa é que a empresa consiga dobrar o número de emplacamentos no país.

Conheça os novos nomes

Tatiane Faria assumiu a diretoria de Network e é formada em Administração e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em gerenciamento e planejamento de eventos pela ESPM e pós-graduação em Trade Marketing pela FGV. Está na Volvo desde 2014 e passou pelas áreas de Eventos, Trade Marketing e Mercados Importadores.

João Reia assumiu a diretoria de Finanças e é formado em Engenharia de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia - IMT e pós-graduado em Gestão Financeira pelo Insper. Possui larga experiência nas áreas Financeira e Comercial de importantes companhias dos setores de varejo e serviços. Ingressou na Volvo em 2019.

Luciano Ferreira manteve-se no cargo de diretor Jurídico e é advogado há mais de 24 anos, com MBA em Gestão Empresarial. Possui muita experiência em escritórios de advocacia no Direito Empresarial, com mais de 15 anos exercendo a Gestão do Departamento Jurídico de empresas. Ingressou na Volvo em 2016.

Rita Leme assumiu a diretoria de RH para Global Importers e Latam. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu toda a sua carreira na área de Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado no setor de serviços e de papel e celulose. Entou na Volvo em janeiro de 2024;

Eduardo Oshima assumiu o cargo de diretor de Pós-venda e é administrador de empresas, com MBA em Business Administration pelo Insper e mestrado em sustentabilidade pela FGV. Atua há mais de 24 anos na indústria automotiva com passagens por Renault, Jaguar, Land Rover, Grupo Stellantis e Ducati. Ingressou na Volvo em 2018.

Mirella Cambrea é formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing pela ESPM. Possui mais de 23 anos de experiência na indústria automotiva, e entrou na Volvo em 2001. Além da área de Marketing, trabalhou também na área de Inovação na qual, entre outras atividades, liderou o lançamento do plano de carga rápida da companhia. Retornou ao Marketing da empresa sueca em 2023 e agora assumi a diretoria.

Christian Becker Sahd é formado em Engenharia Mecânica com ênfase em automobilística pela FEI, e possui Pós-Graduação em Administração Industrial pela USP. Com 27 anos de experiência no ramo automotivo, já passou por diferentes marcas do segmento premium e de volume. Está na Volvo desde 2016 e já passou por diversas áreas como Vendas & Marketing, Estratégia, Experiência do Consumidor, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado, atuando agora como diretor de Vendas.

Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital, é Engenheiro Elétrico e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Mackenzie. Certificado PMP com atuação em Gerenciamento de Projetos por mais de 10 anos, entrou na Volvo em 2020.

Ricardo Ferreira é diretor de Segurança Corporativa LatAm desde março de 2024, além de membro da Overseas Security Advisory Council (OSAC) e da American Society for Industrial Security (ASIS). Conta com mais de 24 anos de experiência na área de Segurança e grande experiência no mercado latino-americano. Foi responsável pela segurança de grandes corporações globais quando atuou como Diretor de Segurança LatAm para uma empresa de Consultoria de Segurança Corporativa americana.

O Avante declarou apoio à pré-candidatura de Marcelo Lima (Podemos) para prefeito de São Bernardo. O anúncio foi feito durante plenária, no Jardim do Mar, na noite de quinta (18), pelo presidente estadual da sigla, Josué Tavares e pelo presidente municipal, Gamão Almeida.

Além dos representantes do diretório municipal e estadual, o evento também contou com a presença do vereador Palhinha e de Zana Lima, esposa do pré-candidato a prefeito e presidente do Partido Mulher Brasileira de São Bernardo.

"Mais um apoio de peso à nossa pré-candidatura a prefeito. Fico muito feliz porque é um projeto de muitas mãos, para muitas pessoas, na defesa da continuidade de um trabalho que mudou para melhor a nossa cidade. Esse é projeto não é só meu, mas de um grupo muito amplo de pessoas que também contribuíram para essa transformação", afirmou Lima.

Ao anunciar o apoio ao pré-candidato do Podemos, Gamão ressaltou que Lima é quem mais conhece a cidade e quem tem mais legitimidade para governá-la.

"Falar do Marcelo é muito simples por ter vivido no mesmo bairro, conhecer a história dele, que é de muita luta. É um cara que veio da periferia, que é justo, honesto e trabalhador. Ele tem experiência, fez muitas obras e ações para melhorar São Bernardo nesses últimos anos como vice-prefeito, ao lado do prefeito Orlando, e pode fazer muito mais. Ele é a pessoa mais preparada, hoje, para continuar levando nossa cidade para frente", disse o presidente municipal do Avante.

“Marcelo sempre tratou o Avante com respeito e nós estamos juntos nessa caminhada. Algumas pessoas perguntaram o porquê da escolha do Marcelo. Porque é um projeto vencedor aqui para São Bernardo”, reforçou Tavares.

Além do apoio do Avante, Lima já conta com o apoio do Agir e do PRTB. Também recebeu o apoio da maior parte do grupo de situação na Câmara. Os vereadores Danilo Lima, presidente da Casa; Ivan Silva, líder do Governo; Joilson; Gordo da Adega; Palhinha; Netinho; Dr. Manoel; Toninho Tavares; Fran Silva; Burguês; Aurélio; Ary; Henrique Kabeça; e Léo RR.

Neste sábado (20), das 10h às 15h30, a OAB Santo André, por meio da diretoria de Eventos da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais, realizará mais uma edição da feira de adoção de animais, com o apoio da Equipe Singulariana de Proteção aos Animais (ESPA).

O evento acontecerá no estacionamento da sede da OAB, localizada na Av.Portugal, 233,Centro, em Santo André, e os visitantes interessados em adotar um pet deverão levar documento de identificação e passar por entrevista com um protetor.

Quem puder colaborar com a causa, no dia do evento também serão aceitas doações de ração para cães e gatos, camas, cobertores e outros itens voltados para os pets.

A ESPA foi fundada há 16 anos por colaboradores da rede de ensino Singular como um trabalho complementar para auxiliar os cuidadores voluntários e os animais abandonados. Em pouco tempo de atividades, a ESPA foi inserida na grade pedagógica de todas as séries (da Educação Infantil ao Ensino Médio) a fim de reforçar com os alunos a importância da guarda responsável, os cuidados e o respeito que eles devem ter com os animais.


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