28 Apr 2024

O ABC mantém a busca ativa aos cidadãos que ainda não retornaram aos serviços de Saúde para a segunda dose para completar o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Os trabalhos são realizados pelos agentes de Saúde das sete cidades, conforme as particularidades de cada município da região e as estratégias desenvolvidas pelas prefeituras.

Mais de 2,4 milhões de habitantes receberam a primeira dose do imunizante, o que corresponde a aproximadamente 88% da população das sete cidades. Por sua vez, a população com esquema vacinal completo supera 2,2 milhões de pessoas, equivalente a cerca de 80% dos habitantes do ABC. Os números incluem a vacinação de adultos, adolescentes e crianças.

O avanço da vacinação tem reflexo na queda da taxa de ocupação de leitos de UTI na região, atualmente em 18,6%, a mais baixa desde dezembro de 2021. O índice de leitos UTI por 100 mil habitantes no ABC é de 11,6, o maior entre as sub-regiões da Grande São Paulo e superior ao da Capital.

Os dados são das secretarias municipais de Saúde, da Fundação Seade e da plataforma Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo, compilados pelo Consórcio Intermunicipal ABC.

O esquema vacinal completo é fundamental para adquirir a imunidade comprovada e informada pelos laboratórios. Todos os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguros e eficazes.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, ressaltou que o processo de busca ativa nas sete cidades ocorre de acordo com as particularidades de cada município e vem gerando resultados satisfatórios.

“A queda nos indicadores no ABC reflete os esforços realizados pelas sete prefeituras e o trabalho incansável das nossas equipes de saúde. Vacinas salvam vidas. Estamos vendo, mais uma vez, os resultados positivos que a imunização traz para nossa gente”, afirmou Paulo Serra.

O governador João Doria esteve em São Bernardo, na segunda (28), onde, ao lado do prefeito Orlando Morando, da deputada estadual Carla Morando, entre outros, inaugurou a nova sede do 6º DP da cidade, que passa a funcionar em prédio novo, construído e cedido pela Prefeitura de São Bernardo, localizado na Av. Walace Simonsen, 1920, no bairro Nova Petrópolis.

A nova sede recebeu investimento de R$ 1,5 milhão. O 6º DP funcionava até então em imóvel alugado, da Prefeitura, na Rua Doutor Baeta Neves, 250, no bairro de Baeta Neves. A nova instalação possui 550m² de área construída e conta com sala de plantão, três cartórios de escrivães, três salas de investigação, duas de delegados, uma para o investigador chefe, uma para escrivã chefe, cartório central, depósito de objetos apreendidos, sala do cofre e uma para reconhecimento fotográfico, além de dependências de custódia (feminina e masculina).

“Pagávamos R$ 5 milhões por ano com alugueis para abrigar diversos equipamentos, entre delegacias, cartórios e unidades de saúde. Era uma verdadeira obsessão em alugar. Nós fizemos um amplo trabalho com a nossa equipe e hoje estamos gastando menos de R$ 300 mil por ano e ainda vou zerar essa conta. Nada diferente do que eficiência”, ressaltou Morando.

Na ocasião, Doria destacou as ações da área de Segurança no Estado. “Parte dessa modernização da Polícia foi uma opção feita pelo Governo de São Paulo pela segurança pública. Aqui em São Paulo é polícia na rua e bandido na cadeia, não tem condescendência com bandido. Aqui o cumprimento da Polícia é o seu dever bem realizado, seja Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica”, disse.

No Estado de São Paulo, segundo o governador, a taxa de homicídios é de 6 para cada 100 mil habitantes, enquanto que a taxa nacional é de 22,7 para cada 100 mil habitantes. “Em São Paulo temos a mesma taxa do Estado da Flórida, nos Estados Unidos”, revelou.

De acordo com Doria, esse índice foi possível graças aos investimentos realizados na área de Segurança. Durante os últimos três anos, foram entregues mais de 9,2 mil novas viaturas; 7,5 mil armas não letais, 9 BAEPs (Batalhões de Ações Especiais de Polícia), totalizando 20 unidades; 12 novas Divisões Especializadas de Investigações Criminais (Deics), mais de 70  mil coletes a provas de balas, além do reajuste salarial de 20% para as forças de segurança pública e administração penitenciária de São Paulo.

Também estiveram presentes os delegados: Roberto Krasovic, titular do 6º DP; Ronaldo Tossunian, seccional de São Bernardo; Luis Augusto Castilho Storni, diretor do Demacro. Além do comandante da PM no ABC, Coronel Gilson Hélio; o vice-prefeito Marcelo Lima; os secretários Coronel Carlos Alberto dos Santos (Segurança Urbana) e João Abukater Neto (Habitação), o prefeito de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira, entre outros.

ÚLTIMA VISITA- Foi a última passagem de João Doria, enquanto governador, em São Bernardo. O tucano deverá deixar o comando do Palácio dos Bandeirantes, até sábado (2), prazo final campanha eleitoral em 2 de abril, data que é o prazo limite estipulado pelo TSE para que representantes do Executivo que pretendam concorrer a outros cargos em 2022 renunciem aos seus mandatos.

Na contagem do prefeito Orlando Morando a entrega da nova sede marcou a 12ª visita do governador a São Bernardo. A pré-candidatura de Doria não foi comentada, por não ser permitido pela Justiça Eleitoral, mas Morando, em seu discurso, enalteceu o trabalho realizado pelo governador. “Não vou falar em vacina, há uma multidão sem máscaras aqui, graças às vacinas, nem dizer quem é o protagonista das vacinas, nem como estaríamos sem elas”, disse o prefeito. Morando ainda completou: “Esse atual governo (federal) tem dificuldade de se encontrar e criar sua narrativa. Peço a Deus que ilumine o seu trabalho e o seu sucesso (governador João Doria), para dar voz e luz ao povo brasileiro”.

Doria, em suas palavras finais, disse a mesma frase, que já proferiu anteriormente, durante visitas a outros municípios do estado: “São Paulo não é a terra da cloroquina, é a terra da vacina”. 

A partir desta segunda (28), Mauá dá início à campanha de vacinação contra a gripe. Os primeiros a receberem as doses serão os idosos com 80 anos ou mais, que atualmente estão tomando a quarta dose contra a Covid.

A aplicação ocorrerá nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta, das 9h às 16h – as unidades Flórida, Magini e Zaira 2 funcionam das 9h às 20h.

No local, a pessoa precisa apresentar o RG. Quem for tomar a quarta dose contra a Covid também poderá ganhar a vacina da gripe. Para o atual público-alvo não é necessário intervalo entre os imunizantes.

A vacina utilizada é a Influenza trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, responsável pelos surtos em diversas cidades entre o fim de 2021 e o início de 2022.

A imunização ajuda a prevenir a doença e a reduzir complicações, internações e até mortes na população elegível da campanha.

Nas UBSs, os profissionais da saúde realizarão a triagem com identificação do paciente com sintomas respiratórios (tosse, coriza e falta de ar). Aqueles que tiverem somente tosse ou coriza poderão receber a aplicação. Os que apresentarem febre ou mau estado geral precisarão adiá-la até a recuperação.

Pacientes com sintomas da Covid devem aguardar quatro semanas  para tomar o imunizante. Os diagnosticados como assintomáticos também precisam esperar o mesmo prazo.

A campanha deste ano se estenderá até 3 de junho, dividida por grupos prioritários. De abril a agosto de 2021, Mauá aplicou 116 mil doses contra a gripe.

Última modificação em Segunda, 28 Março 2022 09:42

A Rodada de Crédito do ABC teve a presença do presidente da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura. O evento presencial e gratuito foi organizado pela ACISCS (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) em parceria com a diretoria regional do Sebrae ABC.

Na oportunidade, Valter Moura, participou da cerimônia de abertura como vice-presidente da FACESP (a federação das associações comerciais) para a RA2 (Região Administrativa), que compreende as cidades de São Bernardo, Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Para o dirigente é importante fortalecer o empreendedorismo local e fomentar a indústria e comércio.

O evento foi aberto pelo presidente da ACISCS, Alessandro Leone, e realizado no auditório da Associação, em São Caetano. Também estiveram presentes membros da diretoria. A Rodada de Crédito aconteceu das 14h às 18h, organizadas em mesas, onde as instituições apresentaram propostas e soluções financeiras para os participantes.

O objetivo da iniciativa foi oferecer atendimento personalizado pelas instituições financeiras presentes no evento e teve como público-alvo MEIs (Microempreendedores Individuais) e microempresas. Além disso, informar sobre as modalidades de crédito com juros menores e facilitados em relação ao mercado.

De acordo com o Sebrae, a pandemia afetou a grande maioria das empresas de pequeno porte, que registraram queda no faturamento e precisam de apoio e suporte financeiro para retomar as atividades.

O Mercado Livre anunciou que investirá R$ 17 bilhões no Brasil em 2022, valor 70% maior na comparação com o último ano. O alto investimento faz parte da estratégia de crescimento e consolidação da liderança da companhia, que já anunciou recentemente a inauguração de quatro novos centros de distribuição no estado de São Paulo, aumentando para mais de 2 milhões de pacotes a sua capacidade diária de transação logística. Parte significativa desse investimento também será destinada ao avanço da oferta do Mercado Pago, com novos serviços, produtos e experiências integrados à conta digital, reforçando o seu objetivo de concentrar a gestão financeira dos usuários em um mesmo lugar.

"A aceleração nos investimentos é reflexo do nosso crescimento sustentável e constante no país, em conexão com o nosso compromisso de democratizar o comércio e os serviços financeiros para pessoas e empresas por meio da internet”, destaca Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil. No ano passado, a empresa conquistou resultados recordes, com forte crescimento, melhores margens e resultado operacional. Ao final do ano, o Mercado Livre contabilizava mais de 76 milhões de usuários, sendo mais de 9 milhões de vendedores únicos e grandes marcas, responsáveis pelas mais de 32 vendas por segundo na plataforma.

A expansão do quadro de colaboradores, que deve se manter neste ano, representou parte importante dos investimentos, com destaque para os profissionais de logística, tecnologia e serviços financeiros. O Mercado Pago, por sua vez, atingiu 34,5 milhões de usuários ativos, encerrando o ano de 2021 com a entrega de mais de 1/3 do faturamento de todo o grupo no Brasil. “Nossa rápida transformação nos permite acelerar a inclusão financeira dos brasileiros em um momento muito importante. Seguiremos investindo em tecnologia para proporcionar acesso simples e seguro aos serviços financeiros”, ressalta Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil. Em ambos os negócios é alto o investimento em tecnologia voltada a soluções, experiência dos usuários e segurança.

E-commerce

Com os quatro novos centros de distribuição, o Mercado Livre passará a contar, até o final do ano, com uma estrutura logística de: 12 centros de distribuição fulfillment, 1 receiving center, 17 cross dockings, mais de 100 services centers e 3 mil agências Mercado Livre. Esses ativos aumentam a infraestrutura logística para 1.029 km em operações de fulfillment, onde a empresa é responsável por todo o processo logístico, desde o estoque de produtos até a entrega ao consumidor final. A companhia tem uma frota própria de veículos composta por 51 carros elétricos, 3 mil caminhões, 1.100 vans, 3 aviões e 26 carretas movidas a gás e mais de 13 mil veículos atuando na última milha.

Atualmente, na modalidade em que é responsável por todo o processo logístico, o Mercado Livre realiza envios de produtos no mesmo dia para 50 cidades, cujos CEPs cobrem 20% das vendas, e em até 1 dia para 2,1 mil cidades, alcançando 75% das entregas, e em até 2 dias para 4,7 mil cidades do Brasil, cobrindo 90% das entregas.

Fintech

O Mercado Pago se destaca pela expansão das operações com criptomoedas a partir da sua conta digital. Em pouco mais de dois meses oferecendo a possibilidade de compra, venda e reserva desses ativos, o Mercado Pago alcançou a marca de 1 milhão de usuários do serviço no país, o que reafirma o potencial de crescimento. A expansão de serviços e produtos, assim como o investimento em iniciativas de inclusão e educação financeira, são objetivos para 2022.

Grande incentivador do Pix, o Mercado Pago registrou crescimento de mais de 700% em transações com o meio de pagamento, no acumulado de 2021. Diante da grande adesão dos brasileiros ao serviço, a empresa também está investindo em atrelar inovações à modalidade, como fez recentemente ao lançar o parcelamento com QR Pix por meio de crédito pessoal, antecipando aos usuários a experiência de fases futuras dessa agenda. Além disso, a fintech foi a primeira instituição a oferecer depósitos com o iniciador de pagamento, melhorando a experiência do usuário e abrindo portas para ampliar o uso do Pix no e-commerce.  O avanço da agenda de Open Finance, que é fundamental para a estratégia da companhia, traz a oportunidade para a empresa continuar inovando e oferecendo soluções financeiras simples e acessíveis.

Faltam ainda três semanas para a Páscoa, no dia 17 de abril, uma das principais datas de vendas do primeiro semestre do varejo supermercadista. O comércio, aliado à confiança da indústria pela volta dos encontros das famílias no feriado, espera por um aumento de 18,08% nas vendas no período em relação ao ano passado e 42,91% dos lojistas acreditam que a data será melhor em 2022, como aponta a pesquisa do Instituto Fecomércio.

Por isso, nas próximas semanas é importante que as companhias do setor possam estar preparadas com suas equipes para prevenir perdas nas lojas, especialmente com ovos de chocolate, bacalhau, azeite, carnes nobres e cerveja. O maior fluxo de pessoas nas lojas torna o cenário mais propício às perdas oriundas por danos e excessos de produtos, e principalmente de furtos, internos e externos.

Ovos e barras de chocolate são itens importantes a serem monitorados porque são ocultados em sacolas, bolsas e até carrinhos de bebê. “As lojas precisam ficar atentas a cada detalhe de movimentação, especialmente nas áreas de exposição de produtos. Os ovos atraem pessoas mal-intencionadas porque custam até seis vezes mais do que uma barra de chocolate com o mesmo peso”, diz Hailton Santos, diretor Comercial da Gunnebo Cash Management, empresa que desenvolve soluções para segurança.

Na mesma linha de atenção segue o cuidado com o bacalhau. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, os produtos mais consumidos na Páscoa acumularam uma inflação de até 83% nos últimos 12 meses e, por serem valorizados, saltam aos olhos de quem vai ao supermercado para furtar. O bacalhau, principal item do almoço, teve uma alta de 6,26% e acompanhamentos, como o azeite e azeitona, registram aumentos de 8,86% e 8,65%, respectivamente.

Diante desse cenário, Santos alerta para que todo cuidado tomado é pouco. “Contar com uma equipe bem treinada e orientada, aliada à tecnologia, com a utilização de câmeras de vigilância, sistema de monitoramento do PDV, etiquetas e antenas antifurtos são essenciais para reduzir as perdas”, justifica o executivo da Gunnebo Cash Management.

As tecnologias antifurto, diz Hailton Santos, permitem aos gestores de prevenção de perdas e fiscais de segurança a serem muito mais assertivos em seus trabalhos, especialmente em abordagens de casos suspeitos. “Utilizadas de forma integrada, conseguimos com elas reduzir sensivelmente as perdas e garantir maior lucratividade às operações dos supermercados”, diz o diretor.

Além de investir em soluções de prevenção de perdas, Santos dá algumas dicas importantes para as redes supermercadistas quanto ao comportamento e ações das pessoas mal-intencionadas. “Fique de olhos bem atentos em grupos de pessoas, sacolas grandes e aquelas com agasalhos, especialmente em dias quentes”, argumenta.


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