18 May 2024

   Faltam menos de cinco meses para o primeiro turno das eleições municipais. Em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando (PSDB), caminha rumo ao final do segundo mandato, que irá se encerrar no dia 1º de janeiro de 2025 com a posse do novo prefeito que administrará a cidade pelos próximos quatro anos.
   Morando foi eleito em 2016, com 213.661 votos, o que corresponde a 59,94% dos votos válidos. Iniciou a sua gestão com um novo modelo de gestão, pautado no corte de gastos, entre outros. Em 2018, o prefeito lançou a esposa, Carla Morando, na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, onde também esteve por três mandatos consecutivos. Na primeira eleição a um cargo público, Carla recebeu 89.636 votos. Em 2020, Morando foi reeleito com 261.761 votos no total, o que corresponde a 67,28% dos votos. Em 2022, a deputada estadual também foi reeleita com 177.773 votos.
   Nestas eleições, Morando não pode concorrer à reeleição, pois já está no segundo mandato consecutivo. Então, lançou para a disputa a sobrinha, Flávia Morando (União Brasil), para a sua sucessão e, assim, dar continuidade à gestão.
   De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os pré-candidatos a prefeito devem ser oficializados nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Até o momento, a corrida eleitoral para prefeito de São Bernardo, também conta com outros pré-candidatos: Alex Manente (Cidadania), Jefferson Magno (PRD), Luiz Fernando Teixeira (PT), Marcelo Lima (Podemos) e Rafael Demarchi (Novo).
   Historicamente na cidade, desde a década de 1960, dois prefeitos conseguiram eleger os seus sucessores. Os únicos que obtiveram êxito foram: Lauro Gomes, em 1960, que elegeu seu vice, Hygino de Lima, nas eleições de 1964 e Aldino Pinotti, que na eleição de 1972, elegeu seu vice, Geraldo Faria Rodrigues.
   Já Hygino de Lima (1964-1969), não elegeu seu sucessor indicado: Jayme Franchini. Em 1968, Aldino Pinotti (1969-1973) venceu a eleição. Na eleição de 1972, Pinotti indicou seu vice, Geraldo Faria Rodrigues, para prefeito, e ele foi eleito, cumprindo mandato de 1973 a 1977. Em 1976, Geraldo não elegeu sucessor. Foi eleito Tito Costa (1977-1983). Tito não elegeu seu sucessor indicado Mário Ladeia da Rocha (que fora seu vice). Entrou Aron Galante (1983-1989), que também não elegeu seu sucessor indicado Walter José Demarchi (seu vice). Na sequência, entrou Maurício Soares (1989-1993), que não fez sucessor, Djalma Bom (seu vice). Walter Demarchi foi eleito e administrou o município de 1993 a 1996, e também não elegeu sucessor.
E   m 1997, Maurício Soares voltou ao governo. É reeleito. Em 2001, foi afastado por motivos de saúde e William Dib (na época vice) continuou o governo. Em 2004, Dib é eleito. Em 2008, Dib não fez seu sucessor, Orlando Morando, e Luiz Marinho (PT) foi eleito, para administrar São Bernardo de 2009 e 2012. Em 2012, Marinho foi reeleito e permaneceu no poder até 2016. Marinho não elege seu sucessor, Tarcísio Secoli. Em 2016, foi eleito Morando, e, reeleito em 2020.
   Portanto, São Bernardo está há 52 anos sem que um prefeito consiga eleger seu sucessor. Se o prefeito Morando conseguir o feito, irá quebrar esse paradigma na cidade. Nestas eleições, dois dos adversários de Flávia Morando nas urnas contarem com apoio de padrinhos de peso, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na pré-candidatura de Alex Manente (Cidadania) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na de Luiz Fernando (PT).
   Já o prefeito conta com uma aprovação de seu governo de 73%, segundo a última pesquisa Paraná, e com a “marca política” Morando, que independente de outros fatores, tem se mostrado bastante competitiva, pois já elegeu e reelegeu um prefeito, uma deputada, e agora, quer fazer sucessor.
   Sem as oficializações das candidaturas fica prematuro fazer análises do quadro eleitoral da cidade, mas, há uma certeza, de que a disputa pelo Paço Municipal da cidade será uma das mais acirradas da história de São Bernardo.

18 de Maio de 2024

Insatisfação
Ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alvos do centrão, comandado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), têm sido criticados, inclusive pela bancada petista, que já demonstrou insatisfação em jantar realizado, na terça (7), com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Os petistas reclamam de que sempre são os últimos a tomarem conhecimento sobre as tratativas e negociações do governo, que acabam sendo resolvidas com o centrão.

Insatisfação I
Na semana anterior, em outro jantar, com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também houve críticas, inclusive a outros ministros, tais como Nísia Trindade (Saúde) e Camilo Santana (Educação). Ainda estão programados novos encontros da bancada do partido na Câmara com ministros.

Mais novos
O prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB), é o mais jovem do País, com 30 anos, e também o mais bem avaliado, com 81% de aprovação, de acordo com o instituto AtlasIntel. Em entrevista à revista Veja, afirmou que: “Nem sempre o (político) mais novo tem as ideias mais novas. Vi o Congresso ser renovado com muita gente mais jovem, mas um pensamento muito mais atrasado do que os que tinham anos de mandato”.

Em Nova York
O grupo Lide foi fundado pelo ex-governador de São Paulo João Doria e, hoje, presidido pelo seu filho João Doria Neto, realizou, na terça (14), a 14ª edição do Lide Investment Forum Nova York (EUA). O evento reuniu políticos, autoridades e empresários para debater o cenário político e econômico do Brasil e o potencial de investimentos no país. Participaram nove governadores de Estado e diversos senadores e deputados federais. O editor para a América Latina do Financial Times, Michael Stott; o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, Simoni Morato; o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck; o presidente do conselho do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, também marcaram presença.

Palestra
A deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania), foi uma das palestrantes convidadas do Smart City Business Brazil Congress, na quarta (15). O Congresso realizado em São Paulo é considerado um dos mais importantes eventos sobre cidades inteligentes da América Latina. A deputada participou do painel “Cidades Socialmente Inteligentes: Transformando a Assistência Social através da Inovação Digital” e destacou programas sociais de sucesso de Santo André, tais como o Moeda Verde, Moeda Pet, Banco de Alimentos e Santo André Solidária. “Se deu certo em Santo André, pode dar certo nos 645 municípios paulistas”, avaliou.

Confirmação
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) confirmou, na quarta (15), que irá disputar a Prefeitura de São Paulo na eleição de outubro. O presidente municipal do PSDB em São Paulo, José Aníbal, também confirmou o nome de Datena como pré-candidato. Porém, nos bastidores o anúncio não soou como definitivo. “Até as convenções partidárias de julho tem muita conversa para acontecer, inclusive com outros partidos que já vínhamos conversando, como é o caso do PSB (da deputada Tabata Amaral). Não tenho bola de cristal para saber o que vai acontecer no futuro”, afirmou Aníbal ao g1.

Diferença
Todo político costuma atribuir ao que faz ou diz a um cálculo político correspondente, porém, uma cena bem diferente do usual ocorreu em São Caetano, durante a inauguração da EMEI José de Pádua Reis, no sábado (11). O deputado estadual Thiago Auricchio (PL), ao agradecer, em nome da família, pela homenagem do nome da escola ao avô, foi tomado por lágrimas de emoção e não concluiu seu discurso, deixando, de maneira inesperada, a “tribuna”. Prontamente, a primeira-dama e mãe, Denise Auricchio, assumiu a fala. Fica difícil imaginar, hoje em dia, qual político faria algo semelhante deixando o lado humano transpor a política.

Entregas
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, durante inauguração, na última semana, frisou que o bairro Olímpico é um dos “que mais cresce numericamente na cidade” e que haverá novas entregas. “Temos muito a entregar. Vamos, em mais uns dias, entregar a nova Ciclovia da Av.Kennedy, a ampliação do Hospital de Emergências, mais alguns meses o Parque Linear da Av.Kennedy e estamos reformulando todo o sistema cicloviário que passa pelo bairro Olímpico”, anunciou.

Mudança
Moradores de Santo André que se dirigiram à Unidade de Saúde Centro, localizada na rua Campos Sales, 575, na segunda (13), encontraram uma faixa com dizeres que os serviços tinham sido transferidos temporariamente, a partir daquela data, para o Centro de Referência para Dengue, localizado na rua Xavier de Toledo, 517. Porém, ao chegar no novo local, os munícipes ouviram das atendentes que alguns serviços, como o de vacinação, só iriam ser iniciados, a partir de quarta (15), por conta da mudança. Assim, quem se deslocou até o Centro de Referência, perdeu tempo e viagem sem conseguir o atendimento necessário.

Homenagem
A Câmara de São Caetano entregou, na quinta (16), o título de Cidadão Sulsancaetanense ao deputado federal e pré-candidato a prefeito de São Bernardo, Alex Manente (Cidadania). O evento contou com a presença do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), os pré-candidatos, a prefeito, Tite Campanella (PL) e a vice, Regina Maura (PSD), entre outras autoridades. “É um reconhecimento que recebo com sentimento de gratidão e que serve como estímulo para seguir a caminhada na vida pública”, disse Manente.

Avalie este item
(0 votos)

   A Presidente do CREA para o triênio 2024-2026 é Ligia Marta Mackey, paulista de Rio Claro e a primeira engenheira a presidir o poderoso Conselho Regional de Engenharia e Agronomia em São Paulo.
   Substitui o jovem engenheiro Vinicius Marchese, eleito Presidente do Confea, a confederação dos CREAS estaduais. Essa entidade congrega no Estado de São Paulo trezentos e sessenta mil profissionais e noventa e cinco mil empresas. Em termos de Brasil, o número de engenheiros é análogo ao de advogados: cerca de um milhão.
   Lembro-me sempre de uma observação de um industrial que, ao comentar o número excessivo de Faculdades de Direito no país, dizia que faltavam escolas de engenharia. Em sua opinião, “engenheiros fazem o Brasil ganhar dinheiro; advogados podem fazer o Brasil perder dinheiro”.
   Espera-se bastante da Presidente Ligia, a primeira mulher a presidir o CREA em seus noventa anos de existência, responsável pela fiscalização das atividades profissionais nas várias modalidades da engenharia, da agronomia, das geociências e das atividades dos tecnólogos nessas áreas.
   A proposta da presidente Ligia é investir também na educação e, conforme declarou o Presidente do Confea, Vinicius Marchese, oferecer à sociedade respostas para a solução de problemas aparentemente insolúveis, mas que podem resultar do empenho desses profissionais das exatas, dos quais o desenvolvimento do Brasil tanto depende.
   No momento em que as mudanças climáticas acenam com um cenário mais do que preocupante, é confortador verificar que o CREA pensa em criar alternativas que alavanquem a transição energética e façam com que o Brasil recupere o atraso e se engrene, no ritmo desejado, rumo à economia verde, que é economia circular e que precisa de logística reversa.
   Auspicioso, ainda, constatar que uma carreira em que o domínio era exercido pelos homens, já conta com uma mulher lúcida, preparada, mas sensível às questões que, durante muitos anos, foram aparentemente negligenciadas, o que nos fez chegar a um estágio angustiante. Bons ventos sopram no CREA e que repercutam em outros setores.

Avalie este item
(0 votos)

“... Lasciatemi cantare/ Con la chitarra in mano/ Lasciatemi cantare/ Sono un italiano/ Sono um italiano vero...” – com esses versos de Toto Cutugno, Roberto Apo Ambrosi, violonista e renomado cantor italiano, carinhosamente apelidado de Apo, se identifica com os amigos e ouvintes quando das suas apresentações musicais por toda a Itália e diversos países.
Nascido em Marostica, Província de Vicenza, Regione do Veneto, na Itália, aos 28 de maio de 1955, filho de Mario e Onesta, quinto de seis filhos, aos vinte anos deixou o emprego de operário na Vimar, indústria de componentes eletrônicos da cidade natal, mudando-se para Roma para exercer a pretendida atividade artística. Na capital italiana frequentou o Centro Experimental de Arte de Roma e foi um fantástico “comedor de fogo” na comédia musical Pinóquio, apresentada nos principais teatros italianos.
Nesta ocasião conheceu Peppino Mazzullo, (voz de Topo Gigio) com quem em 1996 cantou uma canção (Buon Natale) de Don Backy, grande cantor e compositor italiano, com quem Apo estabeleceria uma amizade fraterna que duraria por anos. Colaborou com muitos artistas italianos e realizou concertos por toda a Itália. Em 1986 casou-se com Bruna e, em 1988 nasceu Lorenzo, filho único do casal, a quem dedicou a linda canção "7/7/88 (data de nascimento de seu filho!). Em 1991, com sua família deixaram Roma para retornar para Maróstica, abrindo o restaurante Angelo e Diavolo, na Piazza degli Scacchi. No entanto, nunca deixou a música, continuando a cantar, mesmo que apenas com amigos.
Em 2012, foi submetido ao transplante de fígado no Hospital de Padova, que lhe valeu uma situação confortável e de nova vida. aliás, ele volta aos palcos com shows que contam sua vida através das músicas “Apo está aqui!” Por falar em Marostica, relembramos que essa comune italia-na é cidade-irmã de São Bernardo, pela Lei Municipal nº 2.794, de 09 de setembro de 1987, através do Prefeito Aron Galante e o Sindaco Aliprando Franceschetti. Com isso, ocorreram várias visitas das representações politicas e do meio social, dentre elas da Sociedade Cultural Brasilitália, a qual desde os primeiros tempos cultivou a forte amizade com os membros das gemellattas. Tanto é verdade que, tais visitas intercaladas visaram acima de tudo a formalização dos intercâmbios culturais, esportivos, políticos e acima de tudo com as famílias, ora irmãs. Através da Lei Municipal nº 5.698, de 28 de junho de 2007, foi instituído o Parque Escola da Juventude Città Di Marostica, localizado na Praça Samuel Sabatini, dotado de vários equipamentos, em homenagem ao gemellaggio.
De maneira inexplicável, por dez anos os desinteressados gestores municipais de então, paralisaram a importante ligação, demonstrando ineficiência, desconsideração e propriamente a falta de educação e interesse com a causa pública decorrente de descaso. Reativado o gemellaggio através da Presidência da Brasilitália, por determinação do prefeito Orlando Morando, tudo retornou ao normal procedimento das visitas e entrosamento, com membros de Marostica. Foram recebidos em café da manhã na Padaria Kennedy, pela Basilitália, com a presença da representante do prefeito Orlando Morando, sua esposa, a deputada estadual Carla Morando. No tempo, quando aparece a figura amiga, cordial e festiva de Apo, representando a cidade e mostrando as suas habilidades como transmissor da música italiana, fez um show no Teatro Lauro Gomes. “... Volare (Nel blu dipinto di blu) – Penso che um sogno cosi non ritorni mai più/Mi dipingevo le mani e la faccia di blu/Poi d’improviso venivo dal vento rapito/E incominciava Volare nel cielo infinito/Volare oh oh/Cantare ho ho oh oh/Nel blu dipinto di blu/Feçice di stare lassù ...”. Com esses versos cantados acompanhados pelo violão, seu companheiro fiel de sempre, tornou-se figura constante na cidade de São Bernardo. Iniciou o seu último show no Teatro Lauro Gomes, porém de maneira inusitada deixou de iniciar o seu show no palco, mas sim muito festejada pelo público, quando ingressou pela entrada principal, cantando as inesquecíveis músicas italianas, bem devagarzinho e saudando os ouvintes que ficaram encantados com tal inovação.
Foi um estrondo do começo ao final, quando comoveu até aqueles que não tem o costume dessa apaixonante cantoria que se prolongou com toda a platéia cantando de pé. Dada a convivência com a população, recebeu do vereador Pery Cartola, então presidente da Câmara, a Medalha João Ramalho, a mais elevada honraria da cidade.
No tempo, ele retorna a São Bernardo para dois shows – “Vita o Show Continua”, nos dias 18 e 19 de maio, próximos sábado às 20h, e domingo às 17h,no Teatro Lauro Gomes, no Bairro de Rudge Ramos. A renda será destinada para as entidades italianas: Associazione Sofia Onius, que trata crianças que receberam transplante de fígado e Associazione Italiana per la Donazione di Organi, Tesuti e Cellule, e uma brasileira. \por ocasião da sessão solene do Jubileu de Ouro da Brasillitália, remeteu mensagem de cumprimentos gravada com música, do Sindaco Matteo Mozzo, do Professor Roberto Xausa, e Ricardo Lunardona, a quem muito agradecemos. Para Markito Riotto, do Programa Canta Itália e organizador do evento, os cumprimentos pelo sucesso.

18 de Maio de 2024

Idade Nova

Luiz Marinho, ministro do Trabalho e ex-prefeito de São Bernardo, brinda idade nova, na segunda (20). Abraços, mensagens, telefonemas e e-mails vão congestionar as redes sociais do ministro.

 

Níver

Aladino Pisaneschi, empresário em Santo André, comemora aniversário, na quarta (22), durante almoço na companhia dos filhos e netos.

 

Café com Negócios

Sérgio Tannuri, presidente da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), na quarta (22), às 8h, reúne grupo de empresários para um café, celebrar a vida e falar sobre negócios na cidade de São Caetano. A reunião acontecerá na sede da entidade.

 

Homenagem

A Câmara de Santo André, em sessão solene, na quinta (23), às 19h, irá prestar homenagem à Casa Ronald McDonald que completa 17 anos de fundação. A entidade foi fundada e é mantida por rotarianos.

 

Ovelhas perdidas

Pastores de templos evangélicos vêm descobrindo nova tática em atrair fiéis desgarrados. Alguns pastores desprendidos de qualquer vaidade vão até as comunidades mais carentes, chegam sem pressa e com um único intuito: ouvir os desabafos e as carências dos moradores, alguns doentes e acamados. Depois da acolhida, o caminho do resgate fica fácil. Muitos católicos pela necessidade que enfrentam, acabam encontrando conforto em outras religiões.

 

Livro

Simone Tebet (MDB), ministra do Planejamento, em breve, lançará um livro. Tebet vem escrevendo sua autobiografia, sua trajetória política, vitórias, desafios e derrotas que se converteram nas maiores vitórias. Com isso, espera contribuir para outras mulheres ocuparem cargo político de forma qualificada.

A Câmara de Santo André, em sessão solene, na quinta (16), prestou homenagem aos empresários Paolo Cristiano Gambogi e Paulo Roberto De Francisco, fundadores do tradicional Colégio Singular. Durante a cerimônia, com o plenário lotado, Paulo Roberto, em discurso leve e descontraído, falou um pouco sobre a sociedade firmada entre os dois professores, aos 19 anos, apaixonados pela arte de ensinar. Ainda contou que, ao longo dos 58 anos de feliz parceria, não teve apenas um sócio, mas também ganhou um irmão, Paolo Gambogi e sua família. Estiveram presentes na cerimônia, professores, coordenadores e ex-alunos. Estava estampada nas fisionomias dos professores a alegria e gratidão em fazer parte da família Singular, alguns com mais de 40 anos de casa. A união e a sintonia entre os dois empresários foi tanta, que conseguiram passar valores para toda a equipe, formando uma das melhores instituições de ensino do Estado de São Paulo.


Pagina 1 de 1929

Main Menu

Main Menu