25 Apr 2024

Lido 808 vezes
Avalie este item
(0 votos)

A colônia italiana de São Bernardo está entusiasmada com a reativação do Gemellaggio de Marostica e São Bernardo, após inexplicável paralisação do protocolo por dez anos, sem que, conforme afirmativas dos marosticenses, houvesse nesse meio tempo qualquer contato para confirmar tão importante relação de amizade. O assunto em questão decorreu da legislação municipal que autorizou no ano de 1987, a formalização do protocolo das Cidades-Irmãs, visando intercâmbios, convênios e outros entendimentos nas áreas cultural, esportiva e empresarial, dentre outros, para o entrelaçamento. Integrado nas relações ítalo-brasileiras com a origem italiana, no mês de abril de 2016, com minha esposa, estivemos visitando  Maróstica, Cidade-Irmã de São Bernardo. Fomos gentilmente recebidos pela Sindaco Marica Dalla Valle.  Convidou-nos para almoço e, após levou-nos para visitar o Castello Inferiore, na Piazza degli Scacchi, sede da Associazione Pro-Marostica, mostrando todo o acervo do scacchi viventi (xadrez humano). Despedimo-nos, sem antes ela lamentar a paralisação do gemellaggio. A seguir, a pedido do Sr. Antonio Angelo Peretto, pioneiro na intenção do gemellaggio, fomos visitar o farmacêutico, Giambattista Tres e Rita, que estiveram aqui várias vezes. Fomos recebidos com um forte abraço e muita satisfação pela visita, de surpresa e alegria pelas noticias de Peretto, nos ofereceu um jantar em Vicenza, com a delicadeza de irem até lá. No decorrer do jantar reclamaram do abandono do gemellaggio. Então, firmamos um Protocolo de Intenções particular, tiramos fotos, no sentido de renovarmos tal importante união das cidades, e assim  fiquei com a idéia da reativação. O tempo passou, e o Prefeito  Orlando Morando Júnior, recém empossado, descendente de quatro troncos de italianos, já no mês de maio ao lhe contar essa história, entusiasmado recomendou-me  levar um oficio dele, declarando as tratativas para a pronta reativação do gemellaggio. Ainda, o vereador Ary de Oliveira, apresentou  Requerimentos de Moção de Congratulações,  o vereador Pery Cartola dos Santos, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo de Concessão do Titulo de Cidadã São-Bernardense para a Sindaco Marica Dalla Vale. Sabedora da concessão da honraria, convocou o Consiglio Comunale para a realização de Sessão Solene, para  o dia 28 de junho, no Castello Inferiore na Piazza degli Scacchi, para as outorgas. Iniciada a sessão, discursou o Prof. Aliprando Franceschetti, ex-Sindaco, e que veio a São Bernardo na sua gestão para assinar o gemellaggio, em 1987. No idioma italiano, como em todas as nossas demais intervenções, discursamos demons-trando o entusiasmo de nossa cidade em reativar o gemellaggio, lemos o oficio do Prefeito, e todos os documentos de concessão das demais honrarias. Enfim o Gemellaggio foi declarado reativado. Foi servido um refinado jantar no restaurante do Hotel Rosina, situado na Crosara, de Gaetano Lunardon, amigo de muitos sãobernardenses, quando conheci seu filho, Ricardo Lunardon, o ora visitante. Lisonjeados pelo excepcional e inigualável tratamento pessoal aguardamos o prosseguimento. Apesar de viagem de férias, Adalberto Guazzelli – Secretário de Cultura e Juventude se dirigiu para Marostica na representação do Prefeito Orlando Morando, com o fito de convidar o Sindaco Matteo Mozzo, para a reinauguração do Parco Gioventù Città di Marostica, convite feito e bem aceito com muita alegria.   É justamente o que ocorre no momento, visto que, a cidade e a colônia italiana recebem nos dias 06, 07, 08 e 09 deste mês, a comitiva composta pelo Sig. Matteo Mozzo - Sindaco di Marostica, Sig. Simone Bucco – Presidente della Associazione Pro-Marostica  e Sig. Ricardo Lunardon – Consigliere Pro-Marostica. Com muita alegria e sentimento de conquista, vivemos a Reativação do Gemellaggio. A  agenda da visita coordenada por João Marcos Riotto, assim está formada: dia 06 de dezembro, sexta: Chegada a São Bernardo e acomodação no Hotel Ibis; dia 07, sábado: 10h reinauguração do Parco Gioventù Città di Marostica; 12h30: Visita à Sociedade Cultural Brasilitália; 13h30: Almoço no Restaurante Mirante da Represa Billings; 15h30: Visita à Capela de San Bartolomeo no Parque Municipal Estoril; visita a Vera Cruz e Espaço do Futuro SESC São Bernardo; 20h: Jantar;  dia 08, Domingo: 9h30, Sorteio dos ingressos do Scacchi entre as entidades ítalo-brasileiras, no Saguão do Hotel Íbis; 11h: Tour Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem e visita à torre; 12h30: Almoço; 14h30: Tour pela cidade, visita ao Hospital de Urgência e SESC Santo André; 19h30: Jantar; Dia 09, segunda: 9h30: Recepção na Presidência da Câmara Municipal; 13h:  Saída para o Aeroporto de Guarulhos, e às 16h45:  Partida para Itália. Viva o gemellaggio Marostica e São Bernardo.

Folha Do ABC

A FOLHA DO ABC traz o melhor conteúdo noticioso, sempre colocando o ABC em 1º lugar. É o jornal de maior credibilidade da região
Nossa publicação traz uma cobertura completa de tudo o que acontece na região do ABCDM.